Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Missa em honra a Nossa Senhora das Dores

Pastoral da Saúde promove solenidade na capela do HSV, em homenagem à padroeira da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário

Em 13 de setembro de 2019, em comemoração à Festa de Nossa Senhora das Dores (15/9), a Pastoral da Saúde do Hospital Santa Virgínia (HSV) promoveu uma missa solene na capela da instituição. A celebração contou com a participação de colaboradores e pacientes do hospital.

Nossa Senhora das Dores, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Calvário, é a padroeira da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, entidade mantenedora do Hospital Santa Virgínia. Seu dia é celebrado em 15 de setembro, logo após a Festa da Exaltação da Santa Cruz.

“Peçamos à Virgem Maria que sejamos anunciadores do Amor Divino e que, mesmo no sofrimento, encontremos a luz de Cristo para caminharmos na concórdia e na caridade”, disse a Irmã Madalena Cristina Frederico, no comentário inicial.

Os cânticos de louvor ficaram por conta do Coral Santa Virgínia, formado pelos colaboradores do hospital e regido pelo maestro Afonso Carlos Zelli. O refrão do canto de entrada dizia: “Nossa vida unida a Jesus e a Maria, modelo de ardor. Nos Calvários difíceis da vida, nós sejamos fermentos de amor”.

A Primeira Leitura da missa foi proclamada pelo colaborador Givanildo Silva Costa, enquanto o Salmo Responsorial foi lido por Mayara Ferreira de Jesus, ambos de Recursos Humanos.

O celebrante, Padre Lauro Wisnieski, convidou: “manifestemos nossa gratidão a Deus por nos ter dado Maria como Mãe. Oremos pelas mães que padecem ao contemplar seus filhos na dor e sofrimento”. Na homilia, o sacerdote comentou: “Maria sofreu pelo Filho e pela humanidade, mas também se alegrou. Amparados por Nossa Senhora, que cada vez mais possamos oferecer gestos de amor, solidariedade e consolo àqueles que sofrem”.

As missas celebradas na Capela Santa Virgínia acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 12h, e às terças, quintas-feiras e sábados, às 7h. Os dias e horários podem ser alterados de acordo com a programação da Pastoral.

Setenário de Nossa Senhora das Dores

Durante sete dias, os colaboradores do HSV participaram da “Coroa de Nossa Senhora das Dores”, organizada pela Pastoral da Saúde. O momento de oração contemplou as sete Dores de Maria: 1) profecia de Simeão; 2) fuga para o Egito; 3) perda do Menino Jesus; 4) doloroso encontro no caminho do Calvário; 5) aos pés da Cruz; 6) recebimento do corpo de Jesus tirado da Cruz; 7) sepultamento de Jesus. Esta prática de devoção teve início na Itália, em 1617, difundida pela Ordem dos Servitas (ou Servos de Maria).

Oração

“Ó Deus, por Vosso admirável desígnio, dispusestes prolongar a Paixão do Vosso Filho também nas infinitas cruzes da humanidade. Nós Vos pedimos: assim como quisestes que ao pé da Cruz do Vosso Filho estivesse sua Mãe, da mesma forma, à imitação da Virgem Maria, possamos estar sempre ao lado dos nossos irmãos que sofrem, levando amor e consolo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!”

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 19/9/19

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018