Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Missa em homenagem às mães e aos profissionais da Enfermagem

Pastoral da Saúde promoveu celebração na capela do HSV, encerrando com a Coroação de Nossa Senhora

Em 13 de maio de 2019, os colaboradores, médicos e pacientes do Hospital Santa Virgínia (HSV) participaram da missa especial em homenagem aos profissionais da Enfermagem e às mães, que se encerrou com a Coroação de Nossa Senhora*. “Pela mão de Maria, hoje invocada no mundo inteiro como Nossa Senhora de Fátima, sigamos o seu exemplo de buscar ouvir sempre e praticar a Palavra de Deus, testemunhando com a nossa vida no dia a dia”, convidou a Irmã Madalena Cristina Frederico, da Pastoral da Saúde do HSV, no comentário inicial da missa.

A abertura foi realizada pelo gerente de Enfermagem do HSV, Emerson Januário da Silva, que afirmou: “É com muita alegria que iniciamos essa missa solene para homenagear todas as mães e os profissionais de Enfermagem, que realizam seu trabalho com amor, empenho e solidariedade. Parabéns a todos!”. 

O celebrante, Padre Marcio Doniseti, também parabenizou os profissionais da Enfermagem do Hospital Santa Virgínia, que receberam uma benção especial ao final da Celebração Eucarística. Rezando, disse: “Damos graças a Deus pela vida, profissão e dedicação de cada um de vocês. Que continuem a exercer sua função com amor e alegria, sendo presença divina para os irmãos enfermos”.

As leituras da missa foram proclamadas pelos enfermeiros do HSV: Malcolm Silva (Primeira Leitura), Fabio Ricardo Muniz (Salmo) e Eitor Temoteo (Preces da Assembleia). Já a apresentação do Ofertório foi realizada por enfermeiras, técnicas e auxiliares de Enfermagem do hospital. 

Além do Pão e do Vinho, foram apresentados objetos utilizados no exercício profissional, como aparelho de aferir a pressão arterial, estetoscópio e termômetro. “Por meio deles, verificamos os sinais da vida. O Senhor nos faz mensageiros da paz e promotores da saúde daqueles que buscam a sua recuperação”, disse a enfermeira Maria Aparecida dos Santos. 

Encerrando a celebração, houve o momento emocionante da Coroação de Nossa Senhora, realizada pela enfermeira encarregada de Educação Continuada, Eliana Constantino, enquanto pétalas de rosa eram jogadas pelas enfermeiras Carla Lucena (Educação Continuada) e Caroline Pereira da Rocha (encarregada de Enfermagem da Hemodiálise e do Residencial).

Toda a liturgia contou com a participação do Coral Santa Virgínia, formado pelos colaboradores do hospital, sob a regência do maestro Afonso Carlos Zelli. Os cânticos traziam louvores a Nossa Senhora, finalizando com o tradicional “Magnificat”.

*A Coroação de Nossa Senhora é um costume antigo da Igreja, para homenagear a Mãe de Jesus. A tradição relembra a coroação de Maria pelos anjos e sua ascensão aos Céus, conforme meditamos nos Mistérios Gloriosos do Santo Rosário. Neste gesto simbólico, os fiéis prestam a sua reverência e agradecimento a Nossa Senhora, especialmente no mês de maio, dedicado à Imaculada Rainha da Igreja.

Leia também:

Nossa Senhora de Fátima – 13 de maio 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 23/5/2019

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018