Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Hospital Santa Virgínia realiza Sipat 2018

Com foco na sustentabilidade e na segurança no trabalho, o evento contou com palestras, teatro, oficinas e jogo educativo para conscientização dos colaboradores

“Todos juntos com a Segurança do Trabalho no caminho da Sustentabilidade”. Este foi o tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Hospital Santa Virgínia (HSV), promovida entre 12 e 14 de novembro de 2018. Nos três dias, foram realizadas palestras sobre primeiros socorros, descarte correto de resíduos e oficinas sobre a segurança do trabalho em diferentes setores do hospital. Um grupo de colaboradores também apresentou um teatro educativo, retratando ações preventivas que devem ser tomadas no dia a dia.

A abertura do evento foi realizada pela vice-presidente do HSV, Irmã Maria Eni Queiroz de Oliveira, que destacou a importância do trabalho em equipe para alcançar os objetivos e metas de forma segura e sustentável. “Antes que aconteça, é importante olhar, analisar e avisar. Se todas as nossas ações fossem refletidas e não realizadas automaticamente, evitaríamos muitos acidentes”, relatou.

A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho, André Muniz Barbosa, com o tema “O papel dos líderes na Segurança do Trabalho e na Sustentabilidade”.  O especialista reforçou a importância de seguir os métodos de prevenção de acidentes no cotidiano e de valorizar o compromisso com a sustentabilidade. “Esta atitude é fundamental para o crescimento sustentável da instituição e maior comprometimento dos colaboradores. O líder é essencial para alcançar os objetivos, pois, a partir dos seus exemplos, a equipe desenvolverá um trabalho mais seguro e satisfatório”, afirmou André.

A enfermeira Eliana Constantino, do setor de Educação Continuada, apresentou algumas “Noções básicas de primeiros socorros”. Em sua palestra, explicou as principais providências que devem ser tomadas para o atendimento imediato em situações como: insolação, desmaio, convulsão, queimaduras, parada cardiorrespiratória (PCR), choque elétrico, asfixia e picadas de animais peçonhentos. “Nesses momentos, é importante manter a calma e procurar a colaboração de outras pessoas, definindo as funções de cada um, além de avaliar a segurança do ambiente e afastar aglomerações que possam atrapalhar o atendimento. Caso a vítima esteja consciente, é preciso tranquilizá-la e passar segurança”, orientou a enfermeira.

A sustentabilidade também foi pauta da palestra “Descarte consciente de resíduos”, apresentada pela enfermeira de hotelaria hospitalar, Patrícia Alves. Ela apontou os principais danos ao meio ambiente, causados pelo descarte incorreto do resíduo.  A especialista destacou a “Política dos 5Rs” (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), uma das formas para o consumo consciente e de evitar o desperdício. “A natureza está pedindo socorro, e se não mudarmos nossos hábitos, talvez não tenhamos um ambiente limpo e saudável para viver”, afirmou a enfermeira. No final da palestra, Patrícia realizou a “dinâmica do descarte consciente”, em que os participantes tinham a tarefa de descartar os resíduos de maneira correta nas lixeiras disponíveis.

Ao longo da programação, ainda ocorreram palestras voltadas para orientações de prevenção em setores específicos do HSV. O técnico em segurança do trabalho e consultor da Preveem, Ivo Ferreira Gomes, abordou a Segurança do Trabalho na Construção Civil. “É necessário ampliar o foco e a visão, refletindo sobre o objetivo e o caminho mais assertivo, além de avaliar as situações de risco e não deixar para depois. Precisamos agir preventivamente”, afirmou o especialista. O palestrante exibiu vídeos de conscientização sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente em trabalhos em altura, reforçando a importância da inspeção prévia para atestar o funcionamento dos equipamentos.

André Massuda Nakao, eletricista de manutenção no HSV, apresentou técnicas de análise de riscos e as principais medidas de controle em serviços realizados nas áreas de manutenção elétrica, hidráulica, mecânica, refrigeração, caldeira e marcenaria. Entre os tipos de riscos, destacou: físicos (ruídos, radiações, umidade); químicos (poeira, gases, vapores); biológicos (vírus, bactérias, animais peçonhentos); ergonômicos (como esforço repetitivo e postura inadequada) e de acidentes (queda, queimadura, explosão e outros). Ele reforçou a necessidade do uso correto e constante dos EPIs, e a importância de os líderes estarem vigilantes para a segurança efetiva de sua equipe.

A última palestra da Sipat 2018 foi direcionada aos colaboradores do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), focando nos procedimentos e orientações de segurança em tarefas realizadas no refeitório, cozinha e lanchonete do HSV. A equipe de Nutrição do hospital, representada por Claudia Itosu, Cintia Alkimim Fernandes e Ana Cristina Jesus de Sousa, apresentou os principais riscos e formas de proteção durante o uso de cada equipamento da cozinha. “Esses riscos podem diminuir ou até mesmo ser eliminados com o uso correto dos EPIs. Devemos ficar atentos e observar ao redor para evitar acidentes. Todos são responsáveis por um ambiente de trabalho mais seguro”, reforçaram as nutricionistas.

O teatro itinerante apresentado pelos colaboradores do HSV foi um dos destaques da Sipat. De forma lúdica e interativa, eles percorreram setores do hospital encenando situações reais que exigem atenção para evitar possíveis riscos de acidentes típicos (como biológicos e ergonômicos) ou de trajeto. Sob direção de Robson Cupertino de Lima, fizeram parte do elenco: Claudia Canegrati, Valzeir Ferreira Costa, Eunice Soares Alves, Sandra Ribeiro Costa, Jenilucia Lins, Mirella Yohana Barros Pereira, Aline Cristina Oliveira da Silva e Maria de Fátima Brito Lins.

No encerramento da Sipat, houve sorteio de brindes aos colaboradores que responderam a um quiz educativo sobre segurança do trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018