Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



HSV realiza palestra na ETEC Parque do Belém

O Hospital Santa Virgínia realizou, em 4 de novembro, uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata na Escola Técnica Parque Belém (ETEC). Ministrada pela enfermeira encarregada, Carmem Lúcia Pinheiro, a ação faz parte do trabalho de orientação aos alunos da instituição.

Cerca de 80 estudantes, com mais de 16 anos, que frequentam os cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho participaram da apresentação, cujo tema foi escolhido em razão dos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, celebrados em todo o país.

Com ampla experiência na área, Carmem falou sobre a importância de prevenir o câncer de mama e de realizar o autoexame mensalmente. "Quando é diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, ou seja, quando o nódulo é menor que 1 cm, as chances de cura chegam a 95%", reforçou a enfermeira.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2015 é de mais de 57 mil novos casos de câncer de mama entre as mulheres. Outro alerta: engana-se quem pensa que somente as mulheres são acometidas pelo câncer na região das mamas. "Mesmo com um índice baixo, cerca de 1%, a doença também pode afetar público masculino", destacou Carmem.

Em seguida, ela falou sobre o câncer de próstata, que de acordo com o INCA, é o segundo mais comum entre homens, sendo responsável por 6% das mortes, ficando atrás apenas do câncer de pele. "Por isso, a atenção deve ser redobrada, pois esse tipo de câncer não apresenta sintomas, o que torna imprescindível realizar os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos", explica a enfermeira.

Essa não foi a primeira vez que o Hospital realizou um evento na ETEC. Em maio, Marco Aurélio de Sales, psicólogo do HSV, fez uma palestra para os alunos sobre como se preparar para entrevistas de emprego, e agora prestigiou a apresentação da colega Carmem.

Segundo o professor Sebastião Carlos Mazin e a assistente de direção Jandira da Silva, ambos da ETEC, a intenção é estreitar cada vez mais essa parceria entre a instituição de ensino e o hospital como forma de trazer mais conhecimentos aos estudantes.

Fonte: Comunica - Assessoria em Comunicação

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020