Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



HSV promove ações em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Equipes assistenciais participam de dinâmicas e treinamentos com o foco na prevenção de incidentes, alinhados à campanha da OMS

Na semana de 16 a 20 de setembro de 2019, o Hospital Santa Virgínia (HSV) promoveu atividades de conscientização sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância das boas práticas e do engajamento de todos para garantir cuidados de saúde mais seguros. O tema da campanha deste ano foi “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, com o slogan: “Falemos todos pela Segurança do Paciente”.

O HSV aderiu à mobilização global e realizou ações, ao longo da semana, envolvendo os colaboradores, profissionais da Enfermagem, médicos e pacientes. Os setores assistenciais e de apoio participaram de dinâmicas e treinamentos que abordaram a prevenção e a notificação de incidentes, entre eles, o near miss (“quase erro”).

Na reunião do Núcleo de Segurança do Paciente, foi exibido um trecho do vídeo “Aprendendo com os erros”, da OMS. Bartira Pari, enfermeira coordenadora de Qualidade, debateu aspectos como a importância da adesão aos protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), de treinamentos constantes, da comunicação e trabalho em equipe, da vigilância aos medicamentos de alto risco e do envolvimento do paciente no cuidado.

Os colaboradores que se destacaram com iniciativas de referência em segurança do paciente foram reconhecidos com um prêmio simbólico. A votação que elegeu os profissionais de destaque foi realizada pelos próprios colegas. “Fico muito feliz pelo reconhecimento ao meu trabalho, mas o mérito é de todos da equipe que se comprometem todos os dias a propagar o conhecimento que passamos”, comentou Carla Lucena, enfermeira de Educação Continuada, primeira colocada.

Já o segundo lugar foi dividido entre cinco colaboradores. “Agradeço pelo apoio e incentivo dos colegas que colaboram para o meu desenvolvimento e aprendizado contínuo”, afirmou Marcelo Oliveira, auxiliar de enfermagem na Ala 2. “Acredito que tenha sido contemplada porque tudo que faço é pensando na segurança do paciente, com calma e qualidade, para prevenir erros e danos”, disse Camila Nunes da Silva, enfermeira no Centro Cirúrgico. Também foram premiadas as técnicas de enfermagem Josivânia Barbosa (UTI), Áurea Campioni (Centro Cirúrgico) e Juliana Vasconcelos (Pronto Atendimento).

No último dia da campanha, os profissionais de diferentes setores participaram de um jogo educativo relacionado às 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente: 1) Identificação correta do paciente; 2) Comunicação efetiva da equipe; 3) Uso seguro de medicamentos; 4) Cirurgia segura; 5) Higiene das mãos e prevenção de infecções; 6) Redução de quedas e lesão por pressão.

Ainda foram disponibilizados conteúdos informativos nas mídias sociais, incluindo vídeos de depoimentos dos colaboradores, explicando cada uma das metas de segurança e as boas práticas realizadas no hospital.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 27/9/19

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018