Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



HSV celebra missa em homenagem a Santa Virgínia

Fundadora da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário foi exemplo de caridade aos pobres e assistência aos enfermos

Em 14 de dezembro de 2018, os colaboradores, médicos e pacientes do Hospital Santa Virgínia (HSV) reuniram-se para um momento especial: a celebração da missa em homenagem a Santa Virgínia, fundadora da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, entidade mantenedora do hospital. A celebração contou com a apresentação do Coral Santa Virgínia, formado pelos próprios colaboradores do HSV, com a regência do maestro Afonso Carlos Zelli.

Na abertura da missa, a Irmã Maria Madalena Cristina Frederico, da Pastoral da Saúde, relembrou a trajetória e exemplo de vida de Virgínia Centurione Bracelli, que nasceu em Gênova (Itália), em 1587, e faleceu em 1651, tendo deixado um legado de obras assistenciais a favor dos mais pobres e doentes. “Ela dedicou todo seu tempo ao apostolado social, ajudando, principalmente, crianças abandonadas, idosos e enfermos. Levava a todos o conforto da Palavra de Deus e a caridade”, recordou.

O celebrante da missa, padre Lauro Wisnieski, também enalteceu o exemplo de santidade, fidelidade a Deus e amor aos pobres deixado por Santa Virgínia. “Ela soube realizar a obra de Deus, preocupando-se com o bem-estar físico e espiritual dos mais necessitados. Esta é nossa missão de cristãos: colocar-se a serviço, sem esperar recompensa”, destacou.

Contextualizando com o Hospital Santa Virgínia, o padre valorizou a atuação de seus profissionais, que têm a tarefa de acolher e servir bem os pacientes. “Que isso seja motivação para superarem as fragilidades, doenças e contrariedades da vida, e este amor manifesto lhes dê tranquilidade, esperança e confiança”, desejou.

Ao término da celebração, o sacerdote abençoou os participantes, tendo em mãos a relíquia sagrada de Santa Virgínia (parte de suas vestes). A festa de Santa Virgínia é celebrada em 15 de dezembro, data de seu falecimento. Saiba mais.

Novenas

Numa iniciativa da Pastoral da Saúde do HSV, de 5 a 18 de dezembro, os colaboradores participaram das novenas de Natal e de Santa Virgínia. O objetivo foi relembrar e se inspirar na história e carisma da Santa. Também foi o momento de preparação dos corações para a chegada do Menino Jesus. Leia também sobre o período de Advento.

A novena de Natal, com o tema “Jesus, Príncipe da Paz”, trouxe reflexões acerca da paz interior, na família, vizinhança, Igreja, escola, política, cidade, mundo, concluindo o ciclo de encontros com a “Paz de Jesus”. A cada dia, a oração foi realizada num setor do hospital, encerrando-se com a benção do Menino Jesus aos pacientes e colaboradores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018