Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



HSV alerta para a prevenção do câncer de próstata

Saiba mais sobre a doença, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce

No Brasil, a cada 40 minutos, um homem morre devido ao câncer de próstata. Este é o tipo de tumor mais frequente no público masculino, ficando atrás somente do câncer de pele (não melanoma). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018, são estimados 68.220 novos casos da doença, que é responsável por 28,6% dos óbitos de pacientes com tumores malignos.

O câncer é o resultado do crescimento descontrolado de células que podem se disseminar pelo organismo (metástase). Na maioria das vezes, o câncer de próstata se desenvolve lentamente, sem apresentar sinais e ameaças à saúde dos homens. Contudo, em alguns casos, pode evoluir de forma rápida e atingir outros órgãos.

Leia mais, abaixo, sobre os fatores de risco, formas de prevenção, sintomas e diagnóstico do câncer de próstata. Previna-se!



O risco da doença aumenta com a idade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em cerca de 90% dos casos diagnosticados, o paciente tem mais de 55 anos. Homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) também se enquadram nos fatores de risco, além de pacientes obesos e afrodescendentes (negros sofrem maior incidência deste tipo de tumor).

Fontes: bvsms.saude.gov.br | www.inca.gov.br
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018