Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Dia do Médico: HSV promove comemoração

Profissionais participam de missa solene e almoço de confraternização organizado pela Diretoria do Hospital Santa Virgínia

Em 18 de outubro de 2019, os médicos do Hospital Santa Virgínia (HSV) receberam uma homenagem especial em agradecimento à dedicação e compromisso no exercício profissional. A comemoração incluiu a participação na missa realizada na Capela Santa Virgínia e um almoço de confraternização no auditório da instituição. Estiveram presentes representantes da Diretoria, do corpo clínico, gestores e colaboradores de áreas assistenciais e administrativas.

Missa em homenagem aos médicos

A missa em ação de graças organizada pela Pastoral da Saúde foi celebrada pelo Padre Lauro Wisnieski, com o auxílio do cerimoniário Gabriel Pereira de Matos. O sacerdote comentou: “Saudamos todos os médicos e profissionais do HSV que estão a serviço da vida; cuidam dos pacientes em suas necessidades, sempre trabalhando pelo bem do próximo”.  

Na abertura da celebração, a Irmã Madalena Cristina Frederico relembrou a história de São Lucas e desejou: “Que Deus abençoe as mãos que cuidam e curam”. O “Evangelista do amor e da misericórdia divina” também foi médico e seu dia é celebrado em 18 de outubro.  

A Primeira Leitura da missa (Segunda carta de São Paulo a Timóteo) foi proclamada pelo Dr. Alexandre Fortini, geriatra e diretor técnico do Hospital Santa Virgínia. O Salmo Responsorial ficou por conta da gerente de Recursos Humanos e da Qualidade, Maria Ângela Agiman, que dizia: “Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!”. Já as Preces da Assembleia foram feitas pelo coordenador de enfermagem da UTI, Eitor Hegedus Temoteo, clamando pela Providência Divina para os pacientes do HSV, os médicos, seus familiares e amigos. 

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas abordava o envio dos discípulos em missão (Lc 10, 1-9). Na homilia, o celebrante destacou: “Jesus é o médico das almas. Que todos levem o seu Evangelho e exemplo no coração, zelando pela vida e anúncio do Reino do Pai”. Também recordou que outubro é o Mês Missionário Extraordinário, concluindo: “O trabalho pela vida é uma missão de todos nós”. 

No encerramento, os médicos foram convidados a subir ao altar e receberam uma benção especial do sacerdote, que afirmou: “Que Deus vos abençoe, santifique vossos trabalhos, proporcione os dons necessários para perseverar nesta missão de servir aos irmãos, sempre em defesa da vida, com fé e amor”.

A celebração festiva contou com o Coral Santa Virgínia, regido pelo maestro Afonso Carlos Zelli, com a participação dos colaboradores do HSV.

Confira a Oração do Médico. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 23/10/2019

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020