Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Cuidado limpo para todos está em suas mãos

Hospital Santa Virgínia (HSV) promove segunda campanha de 2019, conscientizando sobre a importância da higiene das mãos para a prevenção de infecções

A segunda campanha de Higiene das Mãos de 2019 aconteceu entre os dias 21 e 24/10, envolvendo colaboradores de diferentes setores do Hospital Santa Virgínia (HSV). A ação, alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), responsável pelo monitoramento das boas práticas de prevenção aos riscos de infecção. 

“As campanhas são importantes para alertar e conscientizar sobre a adoção deste bom hábito no dia a dia; a higiene correta das mãos é a medida mais simples e eficaz, que salva vidas”, explicou a enfermeira coordenadora do SCIH, Ana Lúcia de Souza.

Com muita criatividade, as profissionais do setor percorreram as áreas assistenciais do hospital, levando a mensagem com o objetivo de aumentar o engajamento e a adesão ao protocolo de higiene das mãos. A ação educativa também envolveu os pacientes e acompanhantes. Entre as orientações, foram reforçados os 5 principais momentos para a higienização das mãos: 1) antes de contato com o paciente; 2) antes da realização de procedimentos assépticos; 3) após risco de exposição a fluidos corporais; 4) após contato com o paciente; 5) após contato com áreas próximas ao paciente.

Os colaboradores responderam a perguntas e demonstraram os processos de higienização das mãos com água e sabão (tempo de 40 a 60 segundos) e com álcool gel (entre 20 e 30 segundos). Em maio de 2019, também foi realizada a campanha preventiva, com o tema “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”. O Hospital Santa Virgínia mantém, permanentemente, ações voltadas para a segurança do paciente.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 29/10/2019

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belém - São Paulo/SP
Hospital Santa Virgínia © 2020