Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Centro de Estudos HSV promove palestra sobre Saúde da Mulher

Dr. Caetano da Silva Cardial comenta aspectos da saúde física e emocional, e esclarece dúvidas das colaboradoras do Hospital Santa Virgínia

Em março, “mês da mulher”, o Centro de Estudos HSV promoveu um evento para orientar as colaboradoras a respeito da saúde feminina de forma integral. A palestra foi ministrada, em 28 de março de 2019, pelo Dr. Caetano da Silva Cardial, médico cirurgião ginecológico e mastologista do Hospital Santa Virgínia (HSV). “Este é um tema importante e atual para nós, mulheres, focando na prevenção, qualidade de vida e bem-estar”, comentou a Dra. Simonne Quaglia, responsável pela Oncologia do HSV, na abertura.

O médico iniciou a apresentação explicando o conceito de saúde, que vai além da ausência de doença. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o bem-estar físico, mental e social. Assim, é preciso associar o aspecto físico ao emocional”, enfatizou o especialista, que completou: “a boa saúde começa na alimentação. O ideal é não pular refeições e manter a rotina de nutrição saudável, com um equilíbrio na quantidade ingerida de proteína, gordura e carboidrato, além de evitar o excesso de sal e de açúcar”, orientou.

Outro aspecto abordado foi a importância da hidratação do organismo. “A mulher tem mais infecção urinária do que os homens. Beber água ajuda a reduzir as chances de infecção, a regular a temperatura corporal e a emagrecer”, pontuou o médico.

Com o passar da idade, aumenta a tendência ao surgimento de doenças como a obesidade, diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). “Na menopausa, geralmente é maior o risco de doenças cardíacas, colesterol, osteoporose, distúrbios urinários (devido à diminuição dos hormônios) e também as chances de desenvolver neoplasias. Assim, é muito importante a prevenção do câncer mamário e ginecológico (colo uterino, endométrio e vulva), além de manter o controle do peso e a prática de exercícios físicos”, alertou.

A palestra ainda contemplou dicas sobre higiene bucal (desde a infância); calendário de vacinas para cada fase da mulher (por exemplo, herpes zóster após os 50 anos); planejamento familiar; infecções sexualmente transmissíveis; cuidados com a pele, rosto, corpo, cabelos, mãos e unhas - “essenciais para a valorização e autoestima feminina”. No encerramento, o Dr. Caetano compartilhou orientações para a segurança da mulher em diferentes situações.

“A palestra foi ótima! O médico abordou assuntos relevantes e úteis para o nosso dia a dia, como a importância da atividade física, alimentação saudável, exames preventivos, saúde mental e social. Parabenizo o HSV pela iniciativa, que contribui para o aprendizado e atualização dos colaboradores”, afirmou Maria das Graças Lima dos Santos Oliveira, auxiliar administrativo operacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 9/4/2019

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018