Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Centro de Estudos HSV inicia ciclo de palestras de 2019

“Janeiro Branco: a importância do cuidado com a saúde mental” foi o tema abordado pela equipe de Psicologia do Hospital Santa Virgínia

Dando início à programação 2019 do Centro de Estudos HSV, em 22 de janeiro, em apoio à campanha Janeiro Branco, os colaboradores do hospital participaram da palestra “A importância do cuidado com a saúde mental”, ministrada pela equipe de Psicologia.

Na abertura, a coordenadora de Psicologia do HSV, Maricélia Brito de Lima, ressaltou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde emocional, que reflete no bem-estar e qualidade de vida. Lembrou que o hospital possui o programa “Viva Melhor”, que inclui atendimento psicológico aos colaboradores.

A psicóloga hospitalar Juliana Pereira Silveira, uma das palestrantes, compartilhou dicas para prevenir o adoecimento emocional, com estratégias para lidar da melhor forma com situações estressantes do dia a dia. “É possível manter-se saudável emocionalmente a partir de pequenas mudanças nos hábitos e estilo de vida, incorporando na rotina atividades prazerosas, relações afetivas de qualidade e aceitação das contrariedades”, comentou.

Para Luana Santos Krawczyk, também palestrante e psicóloga, o gerenciamento das emoções e a busca do equilíbrio são fundamentais, além da autovalorização e fortalecimento da imagem positiva, sem comparações com os demais. “Precisamos identificar e administrar as emoções sem julgamento, procurando fazer escolhas conscientes”, alertou.

Ambas destacaram a importância de procurar ajuda profissional quando houver dificuldade em lidar com os conflitos e transições marcantes da vida. “Nenhum sofrimento é insignificante e merece atenção para que não desenvolva um problema futuro”, pontuou Luana. “O psicólogo e o paciente poderão identificar, juntos, quais as potencialidades e fragilidades, em busca da resiliência necessária”, completou Juliana.

Ao término da apresentação, os participantes experimentaram uma atividade prática de “Mindfulness”, meditação para atenção plena.

Camila Nunes da Silva, enfermeira do Centro Cirúrgico do HSV, agradeceu pela realização da palestra e comentou: “foi uma oportunidade de parar e refletir sobre como cuidamos da saúde mental, para prevenir a depressão e a ansiedade. As dicas das psicólogas foram muito úteis. Por exemplo, a atividade física é uma ótima estratégia de combate ao estresse”.

A colaboradora Karla Cristina Aleixo, do setor de Planejamento, também elogiou a iniciativa: “nos ajudou a repensar nossos hábitos e atitudes em relação a nós mesmos e aos outros, como ter um propósito de vida, valorizar o próximo e manter hábitos saudáveis (alimentação, atividade física). Basta ter força de vontade que conseguimos tempo para cuidar da saúde”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Virgínia

Publicado em: 30/1/2019

Bootstrap Slider
 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018