Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias



Advento: preparação para o nascimento do Menino Jesus

Faltando quatro domingos para a celebração do Natal, a Igreja Católica dá início ao tempo do Advento. De origem latina, advento significa “o que se aproxima” ou “o que vem aos poucos”. Este período marca a preparação dos fiéis para a chegada do Menino Jesus, com a Liturgia da Palavra voltada para as profecias da vinda do Messias. Também simboliza o começo do novo Ano Litúrgico.

A origem da celebração do Advento não tem uma data precisa. Segundo alguns relatos, o período para a preparação do Natal passou a ser vivido entre os séculos 4 e 7 em várias partes do mundo. Na Espanha e Gália (atual França), no final do século 4, o Advento tinha um caráter mais contemplativo, em que os cristãos faziam jejum durante seis semanas, assim como ocorre na Quaresma. Clique e saiba mais. No fim do século 7, em Roma, o Advento ganhou aspectos apocalípticos, recordando a vinda definitiva de Jesus Cristo. Depois da reforma litúrgica, o período passou a ser celebrado com as duas vertentes: a preparação para o Natal e a vinda definitiva do Salvador.

Neste período de preparação para o Natal, nas missas, é montada a Coroa do Advento, simbolizando a eternidade, composta por ramos verdes que representam a esperança e a vida. Nela, é entrelaçada uma fita vermelha, que significa o amor de Deus pela humanidade.

Durante o Advento, dentro da coroa, a cada domingo, coloca-se uma vela, representando a nossa fé pela luz. Esse ritual também leva os fiéis à oração e remete às quatro manifestações do Salvador: Encarnação, Jesus Histórico; Cristo nos pobres e necessitados; Jesus nos Sacramentos; e Segunda vinda do Messias.

Em cada domingo, as velas da coroa possuem uma cor diferente. A primeira vela é vermelha, representando o perdão oferecido a Adão e Eva. A liturgia deste dia é voltada para a conversão e vigilância permanente.

A segunda vela a ser acesa é a verde, simbolizando a esperança e a fé dos patriarcas. É uma oportunidade de meditar sobre o nosso compromisso com a fé e a Igreja. A penúltima vela da Coroa do Advento é a roxa. Nela é representada a alegria, pois está se aproximando a chegada do Senhor.  A liturgia desse domingo transmite a mensagem de consolo e alívio para os fiéis.

Por fim, acende-se a vela branca, cor que representa os profetas anunciando o Reino de Jesus Cristo. Além disso, simboliza a paz que o Senhor veio trazer para seu povo, sem guerras nem sofrimento. No último domingo que antecede o Natal, a liturgia é voltada para o nascimento do Menino Jesus.

Fontes: Canção Nova e Portal A12

 Imprensa  Centenário  Contato
Av. Celso Garcia, 2.294 - Belenzinho - SP
Hospital Santa Virgínia © 2018