Mudança de nome e aniversário de 90 anos

A Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, mantenedora do Hospital Santa Virgínia, foi fundada por Virgínia Centurione Bracelli, em 1631, em Gênova, na Itália.

Muito tempo depois, em 22 de setembro de 1985, Virgínia foi proclamada beata por sua Santidade, o Papa João Paulo II. E, como coroamento de suas heroicas virtudes, foi proclamada Santa Virgínia Centurione Bracelli em 18 de maio de 2003.

Exatamente um ano depois, a instituição que, desde 1959, chamava-se Hospital São José do Braz foi rebatizada com o nome Hospital Santa Virgínia em homenagem à fundadora da Congregação.

Em 2006, o Hospital Santa Virgínia comemorou 90 anos, investindo em novas especialidades, aprimoramento profissional de suas equipes, apartamentos modernos e reformas constantes para garantir maior tranquilidade aos pacientes e familiares. Apesar da expansão, a instituição manteve seus valores essenciais desde a fundação, pautados na ética, moral, religião e no atendimento humanizado.

Naquele ano, o hospital inaugurou seis novos apartamentos, cuja obra foi uma prioridade no plano de modernização e de investimentos que a instituição havia iniciado em 2005. Outra novidade foi a reformulação do Pronto Socorro, com melhorias nas salas de enfermagem, sutura e curativo de atendimento, e ampliação da recepção.

Na ocasião de seu aniversário de 90 anos, o Hospital Santa Virgínia homenageou os funcionários de destaque, que foram indicados por seus gestores, e os médicos: Dr. Luiz Brunetti, Dr. Emil Elias Sader, Dr. Fernando Domingues, Dr. Fausto Correa e Dr. Aristides Giorgi. Também prestou uma bonita homenagem à Irmã Maria Rosina, que foi uma das 15 religiosas da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário vindas da Itália, em 1940, para atuar na instituição hospitalar.

Na última década, a Irmã Maria Rosina, o Dr. Aristides Giorgi e o Dr. Luiz Brunetti faleceram, deixando imensa saudade e muitos ensinamentos para as novas gerações de religiosas e de médicos que atuam no HSV.

Ainda na ocasião de seus 90 anos, o Hospital Santa Virgínia realizou várias ações comemorativas, como palestras para a comunidade e para o corpo clínico com temas variados, entre eles Direito Médico, a importância da espiritualidade na cura das doenças, a importância da hospitalidade dos profissionais e do relacionamento médico.

O HSV também realizou uma missa na capela, com a participação de mais de mil pessoas, e lançou a 2ª edição do Programa Ação Solidária, consolidando a iniciativa que desde 2002 beneficia dezenas de crianças de carentes.